top of page
Buscar

Bio Energia o que é e como é criada? O QUE É BIOENERGIA?


Bioenergia é a energia renovável derivada de fontes biológicas. Essa forma de energia é obtida da biomassa que, por sua vez, é a matéria orgânica produzida pelos seres vivos (para sua constituição ou seus restos e resíduos).

De onde vem… A matéria-prima utilizada para gerar bioenergia pode vir de diversos recursos naturais, como restos vegetais e animais provenientes da agricultura; restos florestais; plantas aquáticas; aterros sanitários; e resíduos produzidos por fábricas e cidades.

… e para onde vai a bioenergia? A bioenergia pode ser aproveitada para produzir calor, combustíveis e gerar eletricidade. Dentre os biocombustíveis, os mais conhecidos são o bioetanol, o biodiesel e o biogás.

Você sabe como é criada a bioenergia?

São três os principais processos para transformar fontes naturais em energia:




  1. Químico: agentes químicos são utilizados para quebrar o recurso natural e convertê-lo em combustível líquido.

Exemplo: Na produção de biodiesel utilizando óleo vegetal, a glicerina é separada dos ácidos graxos por meio de um processo chamado transesterificação. Sem a glicerina, o óleo se torna mais fino e menos viscoso.


2. Térmico: o calor é usado para converter termicamente a fonte em energia, por meio de combustão ou gaseificação.

Exemplo: Para produzir bioeletricidade, a biomassa pode ser queimada em caldeiras para produzir vapor, o qual acionará turbinas para geração de eletricidade.


3. Bioquímico: bactérias e outros organismos são utilizados para a conversão por meio da compostagem ou fermentação.

Exemplo: Uma das fases da produção de bioetanol é a fermentação, que pode ser realizada, em parte, pela levedura Pichia stipitis e, em parte, pela levedura Saccharomyces cerevisiae.

55 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page