Bioenergia é a energia renovável derivada de fontes biológicas. Essa forma de energia é obtida da biomassa que, por sua vez, é a matéria orgânica produzida pelos seres vivos (para sua constituição ou seus restos e resíduos).
De onde vem… A matéria-prima utilizada para gerar bioenergia pode vir de diversos recursos naturais, como restos vegetais e animais provenientes da agricultura; restos florestais; plantas aquáticas; aterros sanitários; e resíduos produzidos por fábricas e cidades.
… e para onde vai a bioenergia? A bioenergia pode ser aproveitada para produzir calor, combustíveis e gerar eletricidade. Dentre os biocombustíveis, os mais conhecidos são o bioetanol, o biodiesel e o biogás.
Você sabe como é criada a bioenergia?
São três os principais processos para transformar fontes naturais em energia:
Químico: agentes químicos são utilizados para quebrar o recurso natural e convertê-lo em combustível líquido.
Exemplo: Na produção de biodiesel utilizando óleo vegetal, a glicerina é separada dos ácidos graxos por meio de um processo chamado transesterificação. Sem a glicerina, o óleo se torna mais fino e menos viscoso.
2. Térmico: o calor é usado para converter termicamente a fonte em energia, por meio de combustão ou gaseificação.
Exemplo: Para produzir bioeletricidade, a biomassa pode ser queimada em caldeiras para produzir vapor, o qual acionará turbinas para geração de eletricidade.
3. Bioquímico: bactérias e outros organismos são utilizados para a conversão por meio da compostagem ou fermentação.
Exemplo: Uma das fases da produção de bioetanol é a fermentação, que pode ser realizada, em parte, pela levedura Pichia stipitis e, em parte, pela levedura Saccharomyces cerevisiae.
Σχόλια